Porque eu manco


Pois bem, tá aí um assunto que desperta a curiosidade das pessoas e são levantadas algumas várias “suposições” por aí.
 Então a pergunta que mais ouço é: Por que você ainda manca?
Não que me incomode, mas a título de conhecimento e curiosidade, vou relatar aqui os motivos. 
A maioria dos muitos amputados que conheço andam bem, tem o que chamamos de "boa marcha". E por causa disso, creio eu, que as pessoas meio que acham estranho eu não conseguir ter uma boa marcha, mancar.
Então uma resposta bem direta, curta e franca é que tenho desequilíbrio, insegurança, medo, limitações na outra perna e outras sequelas do atropelamento que sofri. E aí vem outra pergunta: Nossa a outra perna também? E tem mais lesões?
Sim, a outra perna também e outras lesões físicas.
 Quase não tenho dorsiflexão – “Dorsiflexão ou flexão dorsal é um movimento da articulação do tornozelo que se refere à flexão entre o pé e a superfície do corpo (parte anterior do membro inferior). Na dorsiflexão, os dedos do pé são movidos em direção à perna. Isto reduz o ângulo entre o dorso do pé e a perna” (Wikipédia).


 O sistema nervoso da perna de “carne e osso” foi lesionado. Tive o que chamam grosseiramente de “pé caído” – “Durante a fase de balanço no ciclo da marcha, os
músculos dorsiflexores do pé agem como agonistas e impedem o antepé de tocar no chão e a disfunção desses músculos resulta na marcha escarvante ou marcha do pé caído. Nesses indivíduos, os flexores plantares agem sem resistência, deixando o pé em flexão plantar na fase de balanço da marcha. Com isso, o antepé não se desprende do chão, exigindo grande flexão do quadril e do joelho para impedir que o pé toque o solo nessa fase da marcha” Diagnosis and management using osteopathic manipulative medicine. J Am Osteopath Assoc. 2009;109(12):648-50.  
Não tenho equilíbrio, acredito que decorrente dos traumas na cabeça, pilotraumatismo craniano.
Daí vem a insegurança e o medo, de quando há qualquer desnivelamento ou inclinação no chão,  fico em pânico! Kkkkkkk Mentira, não entro em pânico, só procuro algo pra me apoiar ou a forma mais segura e confortável pra eu me locomover. Mesmo que de uma maneira desengonçada e lenta, chego aonde quero chegar e se mesmo assim não consigo, peço ajuda a alguém que esteja próximo.
Já caí várias vezes e me machuquei mesmo somente uma, caí e bati a cabeça, cortou, sangrou, mas sarou!
Então é por isso que manco.

Queria me colocar a disposição para esclarecer alguma dúvida, curiosidade ou informação. Não sou nenhuma expert no assunto, mas me informo e tento saber cada vez mais sobre deficiência física, sobre como e o que acontece comigo. Redescubro-me todos os dias!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cruzeiro MSC Seaview

Enfaixamento do coto

FINALIDADE